Jujuy, um lugar diferente no norte da Argentina
A cidade de Jujuy, na região norte da Argentina, faz divisa com o Chile e com a Bolívia, é um destino a ser descoberto pelos brasileiros.
A Quebrada de Humahuaca, declarada como patrimônio cultural e natural pela Unesco, é um grande canyon, cercada por escarpas e montanhas com altitudes que variam de 1.200 a 4.000 metros, que se estende por 155 quilômetros, cortando toda cidade, dividindo-a em duas partes.
As montanhas que a formam, conhecidas com “montanhas peladas”, apresentam camadas multicoloridas, que variam do laranja passando por azul esverdeado e vários tons de violeta, formando um quadro único pintado pela natureza, em uma paleta de 14 cores.
Há meios de hospedagem para todos os bolsos, inclusive hotéis boutique para quem busca fazer dessa viagem ainda mais especial.
Vale a pena experimentar a gastronomia local, que sofre grande influência dos povos andinos, sendo um ponto de convergência dos ameríndios do Chile e Bolívia.
As salinas são outro ponto a conhecer em Jujuy. Um verdadeiro mar de sal que brota do chão, reluzindo a luz do sol.
A partir de julho, a Aerolíneas Argentinas terá voos diretos para Salta, cidade próxima de Jujuy, o que pode ser uma fantástica e diferente opção de passeio, inclusive para um final de semana, aproveitando para fazer a viagem de trem entre as duas cidades.
Muito em breve a cidade será ponto de partida para o conhecido “Trem da Morte”, que deve retornar cruzando as terras argentinas rumo a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.