Pesquisa da ALAGEV aponta Bahia, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul como os destinos mais procurados para viagens de incentivo nos próximos anos
A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) apresenta os resultados da “Pesquisa Viagem de Incentivo”, que contou com a participação de 148 respondentes, sendo 34% clientes de 6 estados e 66% agências de incentivo de 11 estados. O objetivo do estudo, realizado entre novembro de 2021 e março de 2022, é entender o comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada e fornecer dados para tomadas de decisão relacionadas ao setor.
“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento das agências de incentivo, as próximas tendências do mercado e os orçamentos previstos. Nesta pesquisa, percebemos os diferentes pontos de vista do cliente e do fornecedor na retomada pós-pandemia. No contexto geral, notamos um maior investimento em fornecedores mais flexíveis, diferenças de destinos e maior procura por viagens pensando no bem-estar”, afirma Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.
Segundo o estudo, as agências de incentivo apontam que para os clientes a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos, já para as agências seriam Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Enquanto Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Portugal são os primeiros do ranking internacional.
Confira a seguir alguns dos principais insights do levantamento:
Quais tipos de informações são mais eficazes para demonstrar o valor das viagens de incentivo para as partes interessadas?
Feedback dos participantes – 85%
Apresentação simples dos benefícios – 70%
Informações sobre retorno dos objetivos (ROO) – 40%
Informações sobre retorno do investimento (ROI) – 38%
Comparações com ofertas da concorrência – 35%
Histórico de viagens anteriores – 33%
Além do impacto do programa de viagens de incentivo nos resultados da empresa patrocinadora, quais impactos adicionais das viagens de incentivo são mais significativos?
Impacto no desenvolvimento pessoal e profissional do premiado – 79%
Impacto na empresa patrocinadora em termos de promoção das relações no local de trabalho e melhoria da cultura da empresa – 69%
Impacto na qualidade de vida do premiado – 51%
Impacto na sociedade como um todo como agente de mudança positiva, onde as viagens promovem a compreensão cultural etc – 51%
Impacto na economia do destino que recebe o incentivo – 49%
Quais são as 3 tendências mais importantes que afetam os gastos por pessoa nos programas de viagens de incentivo de sua equipe nos próximos 2 anos?
Variação cambial – 74%
Proporcionar a melhor experiência para os premiados – 63%
Decisão da gerência de alterar o número de PREMIADOS elegíveis – 52%
Decisão da gerência de alterar os gastos corporativos em geral – 48%
Mudança na gestão – 26%
Decisão da gerência de alterar o número de EQUIPES elegíveis – 22%
Mudança no tamanho da empresa por meio de fusões e aquisições – 11%
Mudança orgânica no tamanho da Empresa – 4%
Sua empresa ou agência organiza viagens principalmente para:
Destinos Internacionais – Cliente (33,33%) e Agência (60,71%)
Destinos na América Latina (exceto Brasil) – Agência (1,79%)
Destinos Nacionais – Cliente (66,67%) e Agência (37,50%)